Grammy Music Awards e o racismo velado

Há duas semanas ocorreu o Grammy Music Awards, a premiação mais importante da música. Beyoncé se consagrou como a artista mais premiada da história da premiação, por outro lado, houve grande indignação pelo fato do cantor The Weeknd não ter recebido nenhuma indicação pelo seu álbum “After Hours” e decidiu nunca mais mandar nenhum material seu a Academia. Como o Grammy enxerga os artistas negros?

A primeira edição do Grammy foi em 1959, em 62 anos de premiação apenas 10 artistas negros ganhou o prêmio mais aguardado e cobiçado da noite, o de Álbum do Ano. O primeiro negro a vencer foi Stevie Wonder em 1974 com o “Innervisions“. O último foi em 1999, ganho pela rapper Lauryn Hill com o disco “The Miseducation of Lauryn Hill“. Muitos artistas negros vem boicotando a premiação pela ausência de indicações nas edições.

A premiação sempre foi envolvida em polêmicas em relação ao tratamento dos artistas negros como o caso da rapper Nicki Minaj em 2012. A cantora fez uma performance de sua música “Roman Holiday” representando o exorcismo com um padre falso no palco, religiosos criticaram severamente a cantora, que passou a ser esquecida nas edições seguintes mesmo lançando diversos álbuns e músicas de sucesso e com críticas positivas. Em 2020, ela fez um tweet sobre o ocorrido: “Nunca se esqueça que o Grammy não me deu meu prêmio de ‘Melhor Artista Novato’ quando eu tinha 7 músicas simultaneamente aparecendo na Billboard e a maior primeira semana por uma rapper feminina na ultima década – passou a inspirar uma geração. Eles deram para o homem branco Bon Iver.” publicou a artista em sua Twitter.

E teve artista que tomou uma atitude mais radical com a premiação, o rapper Kanye West urinou em um dos seus 21 prêmios do Grammy em 2020 e postou em seu Twitter criticando a indústria musical, o cantor também expôs contratos de produtoras musicais como a Sony. Meses depois ele venceria na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã Contemporânea com seu disco gospel Jesus Is King.

A ex-presidente e diretora executiva da Recording Academy Deborah Dugan, alega que o Grammy é atormentado por uma cultura de discriminação racial e baseada em gênero, e que artistas do Rap e R&B foram marginalizados pela corrupção dos eleitores. Deborah também explica que o Grammy Awards é extremamente racista, afirmando que dificilmente artistas do R&B e Rap, predominantemente negros, saem vencedores das principais categorias da premiação, como Música, Gravação e Álbum do Ano, mesmo nomes consagrados pela crítica e público, como Beyoncé, Kendrick Lamar e Kanye West. No processo, há alegações de que membros negros da Academia eram expulsos por falar da falta de diversidade.

E de fato, como dito anteriormente a última vez que uma artista negra ganhou o premio de melhor álbum foi há de 12 anos. A maior artista premiada da história é a cantora Beyoncé com 28 gramofones, tem 18 de melhor Álbum Urbano Contemporâneo, categoria bastante criticada e nenhum Álbum do Ano ganho e olha que a cantora revolucionou o mercado fonográfico em 2013 após lançar de surpresa seu disco intitulado “Beyoncé” com 14 músicas e 14 clipes, vendendo mais de 1 milhão de cópias no Itunes e colocando todas as músicas nas paradas musicais do mundo.

Logo após a edição de 2015, Kanye West criticou o cantor Beck, que de forma surpreendente ganhou na categoria de Melhor Álbum derrotando o disco autointitulado da cantora e disse que a cantora merecia ter ganho “Beck precisa respeitar a arte e entregar o prêmio para Beyoncé. A essa altura, estamos cansado disso. O que acontece é que quando você fica menosprezando a arte das pessoas – e dando um tapa na cara delas depois que elas entregam amostras monumentais de música –, você está desrespeitando a inspiração. Nós, como músicos, temos que inspirar as pessoas que trabalham todos os dias, e eles ouvem o álbum da Beyoncé e se sentem como se aquilo os levasse para outros lugares”. Disse Kanye em uma entrevista ao E!

A Recording Academy falhou e ainda falha em reconhecer e premiar trabalhos de artistas negros. Muito tempo antes dessas polêmicas ficarem mais escancaradas e discutidas na internet, o Rei do Pop, Michael Jackson que teve seu disco Off The Wall boicotado em 1980. O cantor chegou a alegar que a Academia o julga pela sua aparência e não pela sua música. Seu álbum seguinte foi apenas o disco mais vendido da história, o Thriller, não tinha como boicotar dessa vez, Michael Jackson levou 8 prêmios na mesma noite incluindo o Álbum do Ano.

Outros artistas negros que são considerados fontes de inspiração e revolucionaram o mercado da música como o maior guitarrista de todos os tempos, Jimmy Hendrix não possui nenhum gramofone, assim como o rapper Snoop Doog, com 18 indicações e nenhum Grammy. Nina Simone um exemplo de artista completa, que sempre falava das desigualdades sociais e do racismo, participando fortemente em movimentos de resistência negra, como os Panteras Negras. Só no ano de 2017, ela foi reconhecida pela Recording Academy com o Lifetime Achievement. Isso não casos isolados, é um racismo velado existente desde da primeira edição do Grammy Awards e perdura até hoje.

O Grammy possui sim sua relevância, muitos artistas ficam emocionados ao ganhar o premio mais importante da música, entretanto, o racismo escancarado faz com que a premiação perca aos poucos sua essência dentro do mercado musical. A Recording Academy afirmou que está empenhada em mudar. “Todos ficamos desapontados quando alguém fica chateado”, disse o presidente-executivo interino Harvey Mason Jr ao New York Times na semana passada em resposta à declaração do The Weeknd. “Mas direi que estamos em constante evolução. E este ano, como nos anos anteriores, vamos dar uma olhada em como melhorar nosso processo de premiação, incluindo os comitês de revisão de nomeações. ”

Será mesmo? Ou na próxima edição os artistas negros vão ser mais uma vez indicados no categoria de Melhor Álbum Urbano Contemporâneo ou na categoria de R&B?

Referências:

https://www.geledes.org.br/ex-ceo-do-grammys-alega-discriminacao-e-corrupcao-na-premiacao/

https://www.geledes.org.br/artistas-recusam-indicacoes-ao-grammy-por-categoria-ter-nomeado-apenas-artistas-brancos/

https://www.purepeople.com.br/noticia/grammy-2021-the-weeknd-acusa-premio-de-corrupcao-e-drake-apoia_a306089/1

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-em-61-anos-de-grammy-apenas-dez-artistas-negros-levaram-o-premio-principal.phtml

Relembre a denúncia de Nicki Minaj contra ação racista do Grammy

Deixe um comentário